GT 01 – CARTOGRAFIAS DOS CONFLITOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA

Coordenação: Profª. Drª. Alba Pinho (RUPAL-UFC); Prof. Dr. Uribam Xavier (RUPAL-UFC)

No pensamento latino-americano a temática do conflito social tem estado presente desde o período da Independência. Esta noção é intrínseca à construção das ciências sociais na região onde as diversas variáveis teóricas e interpretativas de nossa realidade se transformaram posteriormente num significativo aporte da América Latina ao pensamento social mundial. No atual processo de consolidação democrática que vive a região, com governos de perfil progressista, a emergência da problemática social e ambiental tem se transformado num original campo de lutas o qual coloca novos desafios teóricos e conceptuais que interpelam a noção clássica de democracia. Nesse sentido, o propósito deste Grupo de Trabalho é mapear os conflitos sociais e ambientais existentes na América Latina e refletir em torno das estratégias elaboradas desde a sociedade civil e suas organizações para lutar pela conquista de suas demandas vis-à-vis com os mecanismos de resposta gerados desde o Estado para resolver a conflitividade social através da negociação, institucionalização, persuasão, cooptação, neutralização ou por meio do uso da violência e a repressão sobre os movimentos sociais.

Sessão 01:03/12/14 Local: CETREDE – SALA 9

OS DILEMAS DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA CONTEMPORÂNEA NA BOLÍVIA: MOVIMENTOS SOCIAIS, PARTIDO E ESTADO EM TEMPOS DE “PROCESO DE CAMBIO”

Clayton M. Cunha Filho

O BRASIL E OS BRICS NA POLÍTICA INTERNACIONAL

Fabiana Ximenes Barros

CONFLITOS SOCIAIS, TERRITORIALIDADES E GOVERNANÇA NA PERSPECTIVA DO MERCOSUL

Helena Lúcia Augusto Chaves

ESCOLA DA DEPENDÊNCIA BRASILEIRA: APONTAMENTOS A PARTIR DA SUPEREXPLORAÇÃO DO TRABALHO

Pedro Rafael Costa Silva, Francisco Thiago Cavalcante Garcez.

ESTADO, CAPITALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS: A INFLUÊNCIA ESTRANGEIRA NAS FORMULAÇÕES DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

Sebastião André Alves de Lima Filho

VERDADES DE UM BRASIL TOTALITÁRIO: MEMÓRIAS DO PERÍODO MILITAR

José Ivan Oliveira filho

Sessão 02: 04/12/14 Local: CETREDE – SALA 9

ALIANÇA BOLIVARIANA DOS POVOS DE NOSSA AMÉRICA: SUAS CONQUISTAS E DESAFIOS ATUAIS

Ricardo Zuninga Garcia

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA BRASILEIRO COMO CONFLITO SOCIAL

Gheidlla Jheynnata Mendes Nogueira

DA GEOGRAFIA À SOCIOLOGIA: A CARTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO INTERESSANTE PARA OS ESTUDOS SOCIOLÓGICOS SOBRE VIOLÊNCIA

João Paulo Delapasse Simioni, Paola Stuker, Mari Cleise Sandalowski.

COOPERAÇÃO EM SEGURANÇA ENTRE BRASIL E COLÔMBIA: COMO FORAM CONSTRUÍDAS E QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA IMPLANTAÇÃO DAS UPPS NAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO

José Alves de Souza

RESISTÊNCIA DOS TRABALHADORES RURAIS À CRESCENTE PROLETARIZAÇÃO NO CEARÁ: SOCIEDADE DOMÉSTICA, MORAL FAMILIAR E CORPORAÇÃO

Edgar Braga Neto