GT 16 – RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, VIOLÊNCIA E DESIGUALDADES

Coordenação: Prof. Dr. Bas’Ilele Malomalo (UNILAB), Prof. Dr. Gledson Ribeiro de Oliveira (UNILAB)

O presente GT tem por finalidade agregar trabalhos que discutem as relações étnico-raciais na sociedade brasileira, as diferentes formas de práticas de racismo, discriminação, preconceito (re)produzidos pelos agentes sociais – instituições e indivíduos –, gerando violência, exclusão e desigualdades sociais no meio das populações preteridas. Além disso, visa proporcionar um espeço de reflexão para se identificar e conhecer os diferentes mecanismos propostos pelos movimentos sociais, de forma particular as organizações sociais negras e indígenas, e pelas agentes da sociedade (Estado, universidade, Igrejas, etc.) para confrontar o racismo e suas consequências negadoras de direitos da cidadania.

Sessão 01: 03/12/2014 Local: CETREDE (Sala 08)

OBSERVANDO NA FILA: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES COTIDIANAS ENTRE CEARENSES E AFRICANOS NO ACESSO A SERVIÇOS PÚBLICOS EM FORTALEZA-CE

Ercílio Neves Brandão Langa

POSTURAS DE PRECONCEITO, RACISMO E DISCRIMINAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Janine Alessandra Perini, Fernanda Rodrigues Galve

A VISIBILIDADE ESTEREOTIPADA DAS MULHERES NEGRAS INSERIDAS NO CONTEXTO DO TURISMO PARA FINS SEXUAIS EM FORTALEZA

Leilane Silva Cavalcante

MULHERES NEGRAS E O ACESSO A EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A TERRA DA LUZ

Brena Miranda da Silva

“NÃO CABE NUM REVÓLVER”: VIOLÊNCIA NO COTIDIANO DE MULHERES LÉSBICAS E NEGRAS INTEGRANTES DO GRUPO TAMBORES DE SAFO

Gabriela de Sousa Costa

AXÉ PRO QUE DER E VIER: MÃE VALÉRIA E RESISTÊNCIA RELIGIOSA

Éden dos Santos Barbosa, Madelyne dos Santos Barbosa

Sessão 2: 04/12/2014  Local: CETREDE

NEGROS NA “TERRA DA LUZ”: OS QUILOMBOLAS E O RACISMO

Daniele Cristine Gadelha Moreno

DISQUE RACISMO, UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO

Rosalia de Oliveira Lemos

A CARNE MAIS BARATA DO MERCADO É A CARNE NEGRA: REFLEXÕES ACERCA DA JUVENTUDE NEGRA E O MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL

Lara Xerez Peixoto, Daiane Daine de Oliveira

COLONOS AFRICANOS EM PETRÓPOLIS – MEMÓRIA E HISTÓRIA DE MOVIMENTOS DE CONSTRUÇÃO UM TERRITÓRIO AFRODESCENDENTE

Renata Aquino, Henrique Cunha Jr.

VIOLÊNCIA EPISTÊMICA E ORALIDADE: TENSÕES DE FRONTEIRA EM PESQUISAS SOBRE ESPIRITUALIDADE E ANCESTRALIDADE EM TERRITÓRIOS URBANOS E RURAIS.

Jon Anderson Machado Cavalcante, Eleomar dos Santos Rodrigues

UBARANAS EM LUTA: CONFLITOS AGRÁRIOS, RURALIDADES E DIREITOS HUMANOS

Wanessa Nhayara Maria Pereira Brandão, José Maria Nascimento Amaral Neto, Vanessa Louise Batista