GT 17 – MEDIAÇÕES, CONFLITOS E SOCIABILIDADES NA ESCOLA

Coordenação: Profª. Drª. Danyelle Nilin Gonçalves (LEPEC-UFC), Prof. Dr. Irapuan Peixoto Lima Filho (LEPEC-UFC)

Em 2008, após uma longa campanha de mobilização e sensibilização de setores ligados à Educação Básica, a disciplina de Sociologia se tornou obrigatória no Ensino Médio, após décadas afastada dos currículos regulares das escolas brasileiras. Tal medida não somente reforçou as Licenciaturas em Ciências Sociais como também serviu para reaproximar a Sociologia da realidade escolar. Vários estudos nos últimos anos vêm percebendo que, apesar da Sociologia da Educação ser um ramo tradicional das Ciências Sociais no Brasil desde sempre, pensar sociologicamente a escola como um espaço social não é um dos objetos privilegiados da área. Com isso, ainda temos muito a aprender sobre o que é a escola em seu cotidiano, quem são seus atores, como se dão as relações sociais nos intramuros das instituições educacionais. É com este objetivo em mente que os professores proponentes deste GT vêm orientando alunos e coordenando pesquisas visando investigar a escola como espaço social e não somente como depositária de políticas públicas educacionais. Assim, busca-se promover o debate sobre as relações sociais travadas no interior das escolas pelos atores que dela participam em seu cotidiano: alunos, professores, núcleo gestor, funcionários, colaboradores ocasionais, pais e responsáveis etc. Este GT convida pesquisadores, professores e estudantes em geral a compartilhar suas experiências de pesquisa e/ou reflexões sobre essa questão, procurando descortinar como podem ser pensados os processos de mediação, conflitos e as sociabilidades criadas no espaço escolar.

 

Sessão 01: 03/12/14 Local: CH-03-1º PISO (SALA 7)

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA DOS ÍNDIOS PITAGUARY

Bruna Genú Almeida, Cayo Robson Bezerra Gonçalves

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: CONSTRUINDO UMA CULTURA DE PAZ JUNTO ÀS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM

Clecia Graziely da Silva Bastos, Eliane da Silva Pinto, Maria Lúcia Dias Gaspar Garcia

ANÁLISE DA DISCRIMINAÇÃO E PROCESSOS INCLUSIVOS: UMA PERSPECTIVA BIOECOLÓGICA

Douglas Felipe dos Santos

ZONA RESTAURATIVA: O CASO DO REDE ESCOLA CIDADÃ

Eliane da Silva Pinto, Clecia Graziely da Silva Bastos, Maria Lucia Dias Gaspar Garcia

A RELAÇÃO DE PODER NO ESPAÇO DA SALA DE AULA: PROFESSOR X ALUNO

Gladys Maria Rosa Saraiva Soares, Jovina da Silva, Jonhatan da silva Costa

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ÂMBITO ESCOLAR

Híris Rodrigues Vilhena, George Heverton Moraes, Maria Lúcia Gaspar

TRAJETÓRIA, ESPAÇO SOCIAL E VIOLÊNCIA ESCOLAR: ELEMENTOS PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA ACERCA DOS CONFLITOS NAS ESCOLAS

Hugo Freitas de Melo

 

Sessão 02: 04/12/14 Local: CH-03-1º PISO (SALA 7)

QUESTÕES E POSSIBILIDADES DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Ingrid Rabelo Freitas, Daniela Simões Teixeira, Maria Nilce Alves de Sousa Cruz

CONFLITUALIDADES E INVISIBILIDADES NA ESCOLA: GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES

Ismênia de Oliveira Holanda, Marília Passos Apoliano Gomes, Raquel Guimarães Mesquita, Antonio Cristian Saraiva Paiva

A ESCOLA COMO TRAGÉDIA: REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS SOBRE O BULLYING

José Valterdinan Mesquita Xavier, Alef de Oliveira Lima

SOCIOLOGIA INCOMODA? AS RELAÇÕES HIERÁRQUICAS ENTRE DISCIPLINAS EM TRÊS ESCOLAS DO CEARÁ

Manoel Moreira de Sousa Neto

CONFLITOS NO SINDICALISMO: ESTUDO SOBRE TRANSFORMAÇÕES ENVOLVENDO A CATEGORIA DOS PROFESSORES ESTADUAIS DO CEARÁ

Márcio Kleber Morais Pessoa

VIOLÊNCIA NA ESCOLA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Raimunda Costa Cruz

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DE AMBIENTES EDUCACIONAIS SAUDÁVEIS

Raquel Figueiredo Barretto, Lana Cristina Farias Nolla

 

Sessão 03: 04/12/14 Local: CH-03-1º PISO (SALA 8)

JUVENTUDE, ESCOLA E TRABALHO: O DESAFIO DO ENSINO MÉDIO

Régis Wendel Gomes Miranda

CÍRCULOS RESTAURATIVOS E COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA NO ESPAÇO ESCOLAR:  RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM ALVORADA-RS

Rochele Pedroso de Moraes, Gleny Terezinha Duro Guimarães, Patrícia Krieger Grossi

SENSIBILIZANDO PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI PARA AS RELAÇÕES SOCIAIS VIVENCIADAS NO INTERIOR DAS ESCOLAS – CICLO DE OFICINAS “RELAÇÕES HUMANAS SAUDÁVEIS

Vívian Padial Leão

A ESCOLA COMO ESPAÇO SOCIAL DE (DES) CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DAS PESSOAS DEFICIENTES

Thiara Lima Ribeiro Roque

MARCANDO UM LUGAR NA ESCOLA: DISPUTAS E DISCURSOS ENTRE ALUNOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Irapuan Peixoto Lima Filho, Camila Maria Cunha de Souza

VIOLÊNCIA E CONFLITOS (DES)VELADOS: APRENDENDO E SOBREVIVENDO N(À) ESCOLA

Antonia Aleksandra Mendes Oliveira