Laboratório de Estudos da Violência promove seminário internacional sobre conflitos sociais

Para comemorar seus 20 anos de atividades, o Laboratório de Estudos da Violência (LEV), vinculado ao curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, promoverá, de 2 a 5 de dezembro, o Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais. O encontro terá como tema ”Territorialidades e negociações”. Na quarta edição, o evento traz, em sua programação, conferências e mesas-redondas que serão realizadas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Departamento de Ciências Sociais da UFC (Av. da Universidade, 2995, Campus do Benfica). Na solenidade de abertura, a presença do professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), José de Souza Martins. O pesquisador falará sobre “A violência reversa do linchamento”, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 18h30min.

O seminário tem, ainda, como destaque em suas atividades a presença de pesquisadores de renome na área de violência e conflito, como: o professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e líder do Coletivo de Estudos sobre violência e sociabilidade, Luiz Antônio Machado; o professor do Departamento de Sociologia e fundador do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Michel Misse, além dos pesquisadores de instituições de ensino estrangeiras Myriam Jimeno (UNAL-Bogotá/ Colômbia) e Daniel dos Santos (University of Otawa–Canadá).

A conferência de encerramento será no cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no dia 5, às 19 horas, com o Ph.D. em Criminologia e pesquisador da Universidade de Otawa, Álvaro Pires, e a livre-docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, Vera Telles. A mediação será do coordenador do LEV, César Barreira.

SERVIÇO

* Mais informações e inscrições no site do evento, ou pelo e-mil secretariaseminario@lev.ufc.br.

Fonte: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/laboratorio-de-estudos-da-violencia-promove-seminario-internacional-sobre-conflitos-sociais/