Seminário internacional do LEV discutirá conflitos sociais

O Laboratório de Estudos da Violência da UFC promove, de 6 a 9 de dezembro, o III Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: Ilegalismos e lugares morais. A abertura será no auditório da Reitoria, às 19h, com a conferência sobre o tema do evento, a ser proferida pela Profª Martha Huggins (Tulane University-EUA).

Para a mesma noite estão programados lançamento de livros e apresentação da Orquestra de Sanfonas do Ceará. Nos demais dias, ocorrerão mesas redondas, grupos de trabalho e debates. As mesas acontecerão no Auditório Luiz Gonzaga, no anexo da Reitoria, abrangendo diversos aspectos da violência e segurança.

No dia 7, às 10h, o tema será Controle Social e Punição; às 14h30min, Etnografias Urbanas: lugares, redes e conflitos. No dia 8, às 10h, Formação e Práticas Policiais; às 14h30min, Regimes de Moralidades e Relações de Poder. No dia 9, às 10h Violência e Conflitos Sociais e, às 14h30min, Entre o legal e o ilegal: agências e redes.

Entre os palestrantes e debatedores internacionais convidados para as mesas redondas estão Jaime Zuluaga Nieto (Universidade Nacional da Colômbia), Manoel Carlos Silva (Universidade do Minho – Portugal), Luiz Gabaldon (Universidade de Los Andes – Colômbia), Vicente Sánches Munguía (El Colegio de la Frontera Norte – México), Paulo Granjo (ICS Universidade de Lisboa – Portugal).

Grupos de trabalho se reunirão das 8h às 10h em salas dos cursos de Sociologia, Filosofia e no Cetrede. Os temas em pauta são: Cartografias dos Conflitos Sociais na América Latina; Cidadania Sexual, diversidade e direitos humanos: Intersecções entre diferença, poder e violência; Crianças em situação de risco e vulnerabilidade social: pesquisa e intervenção; Culturas e Sociabilidades Juvenis; Culturas Juvenis: tempo(s), espaço(s), experiência(s); Cidade, conflitos sociais e moral: etnografia das práticas insurgentes; Desigualdades, territórios e riscos sociais; Economia, Práticas Solidárias e Segurança; Narrativas e Imaginários sobre as Violências e suas Vítimas; Sociologia e Antropologia da Cidade; Redes Criminais, Dispositivos de Classificação e Punição; e Segurança Pública e Cidadania.

2 Respostas para “Seminário internacional do LEV discutirá conflitos sociais”

1. Ângela Inês Dias Fonteles 4 de agosto de 2013 at 13:31 #

Equipe do LEV – UFC., meus cumprimentos.
    Achei muito interessante o trabalho realizado por vocês. Gostaria de participar do evento. Pode ser apenas como ouvinte, pois o tema me despertou atenção. Sou recém formada em Direito e estou escrevendo um artigo científico sobre o tema: violência juvenil.
    Att.: Ângela

2. Ângela Inês Dias Fonteles 4 de agosto de 2013 at 13:58 #

Desconsiderar o e-mail anterior, pois me equivoquei em relação a data (ano) do seminário. Como a página que estava acessando era da data de 30/03/2013 achei que o seminário seria realizado em dezembro deste ano. Só depois constatei que já foi realizado. Que pena !!!
    Mesmo assim, Parabenizo a equipe do LEV