Laboratório de Estudos da Violência – LEV

Desde 1994

Lançamento do INViPS

Lançamento INViPS

O Laboratório de Estudos da Violência (LEV) coordenará o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública (INViPS). Trata-se de uma iniciativa desenvolvida a partir do Programa INCT do CNPq, com a reunião de 15 grupos de pesquisa de referência na área de estudos da violência, crime e segurança pública, com atuação em 10 estados brasileiros. Seu objetivo central é produzir conhecimento sobre como o fenômeno da violência e do crime afeta a sociedade brasileira, suas instituições e cultura. A ideia consiste em criar um intercâmbio de ações de pesquisa, ensino e extensão, com a construção de uma rede de pesquisadores e a criação de vasta base de dados e análises consistentes para pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e formação de recursos humanos capazes de incidir na área de segurança pública, justiça e direitos humanos.

 O INViPS está estruturado em cinco eixos de pesquisa, ensino e extensão: 

 

1. Dinâmicas e Efeitos da Violência

2. O Fenômeno das Facções Criminais

3. Segurança, Instituições e Atores

4. Sistemas de Justiça e Punição

5. Fronteiras e Economias Ilegais

 

O INViPS objetiva ainda fortalecer cada um dos grupos de pesquisa associados, criando uma sinergia entre as ações desenvolvidas em diferentes estados. Ao acionar essa rede, abra-se a oportunidade para diversas trocas de experiências teórico-metodológicas de trabalho. Esta reunião de experiências busca, também, repercutir em processos formativos tanto na graduação quanto na pós-graduação, possibilitando intercâmbios e inovações por meio da produção de monografias, dissertações, teses, artigos e demais produções científicas da rede associada para construção do Instituto. 

Para repercussão da produção acadêmica do INViPS serão realizadas produções científicas e eventos acadêmicos que poderão ser acessados nas páginas institucionais do Instituto (em construção) e do LEV (site: https://lev.ufc.br/; instragram: @lev.ufc). Melhores informações pelo e-mail: lev@ufc.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo