Laboratório de Estudos da Violência – LEV

Desde 1994

O Laboratório de Estudos da Violência (LEV) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública (INViPS) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizam, de 16 a 19 de abril de 2024, o VII Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: Relações de Poder e Segurança Pública. O evento acontecerá no Centro de Humanidades da UFC, em Fortaleza (CE).

Em comemoração aos 30 anos do LEV e aos 70 anos da UFC, o Seminário visa promover o debate sobre as relações entre violência, conflitos sociais, relações de poder e segurança pública. Serão abordados temas como:

• Violência urbana e criminalidade
  • Conflitos sociais e direitos humanos
  • Dispositivos de controle e segurança pública
  • Políticas públicas de segurança

O Seminário é aberto aos estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais da área de segurança pública e afins, professores e público geral que tenha interesse e atuação na temática proposta.

A participação no evento é gratuita, no entanto, para aqueles que desejam apresentar trabalho e/ou receber certificado de participação, é preciso realizar a inscrição e o pagamento da taxa, de acordo com as orientações no  site do Seminário: https://sites.google.com/view/vii-seminario-internacional/home

A programação completa do Seminário será divulgada em breve.

Sobre o Laboratório de Estudos da Violência (LEV).

O Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará é um centro de pesquisa dedicado ao estudo das temáticas da violência, criminalidade, dos conflitos sociais, direitos humanos, dispositivos de controle e segurança pública. Foi fundado em 1994 pelo professor César Barreira e procura promover o diálogo entre pesquisadores, profissionais e ativistas da área de segurança pública. O LEV realiza pesquisas, cursos, seminários e outras atividades voltadas para o estudo da violência e dos conflitos sociais. É um centro de referência nacional e internacional no estudo da violência. Seus pesquisadores têm publicado artigos em revistas científicas de renome e participado de eventos acadêmicos no Brasil e no exterior. O LEV também mantém parcerias com instituições de ensino e pesquisa de todo o mundo.

Sobre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública (INViPS).

É uma iniciativa que faz parte do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT do CNPq. O INViPS reúne 15 grupos de pesquisa de referência na área de estudos da violência, crime e segurança pública, com atuação em 10 estados brasileiros. Seu objetivo é ser uma rede com impacto nacional no conhecimento sobre como o fenômeno da violência e do crime afeta a sociedade brasileira, suas instituições e cultura. A ideia consiste em criar um intercâmbio de ações de pesquisa, ensino e extensão, com a construção de uma rede de pesquisadores e a criação de vasta base de dados de relevante impacto para pesquisa científica e promoção de boas práticas no campo da segurança pública e da justiça.

Confira nossa lista de convidados já confirmada:

• Aiala Colares Couto (UEPA)
  • Arthur Trindade Maranhão Costa (UNB)
  • Briceño León (Universidad Central de Venezuela, U.CENTRAL, Venezuela)
  • Camila Holanda Marinho (UECE)
  • Camila Nunes Dias (UFABC)
  • Carolina Christoph Grillo (UFF)
  • César Barreira (UFC)
  • Cléber Lopes (UEL)
  • Clodomir Cordeiro de Matos Júnior (UFMA)
  • Daniel Veloso Hirata (UFF)
  • Eduardo Paes Machado (UFBA)